Sarau A Arte Liberta convida Tamikuã Txihi em Taipas, São Paulo

Em janeiro de 2024 a Coletive A Arte Liberta retoma com tudo suas atividades artísticas culturais na periferia da zona noroeste de São Paulo. Na próxima sexta-feira (12), a Coletive apresenta a 1ª edição do ano do Sarau A Arte Liberta, e a convidada da vez é Tamikuã Txihi, multiartista e ativista da Tekoa Itakupé – Jaraguá, SP.

Tamikuã Txihi é indígena Pataxó, nascida em Pau Brasil, Bahia. Integrante da comunidade Tekoa Itakupe, terra indígena Jaraguá, São Paulo. Ativista Indígena, artista, ceramista, escultora, poeta, Bacharel em Serviço Social, guardiã da Mãe Terra e irmã Natureza. Tamikuã integra o Feminismo Comunitário de Abya Yala (América), movimento internacional onde conscientiza a população sobre a importância da inclusão indígena nas pautas sociais mais importantes. Tamikuã entende a arte como um meio de promover a proteção física e espiritual dos corpos, territórios e conhecimentos dos povos originários.

Sua arte está ligada com as memórias e histórias que sua mãe e avó compartilhavam. Transita por múltiplas linguagens, entre elas pintura, intervenção urbana e vídeo. Atualmente Tamikuã Txihi é curadora da exposição “Handu Porã’rã: escutar com o corpo” em cartaz no Museu das Culturas Indígenas. Em outras edições, a artista e ativista participou do Sarau A Arte Liberta no Jaraguá, e nesta edição levará a sua luta para a comunidade COHAB Taipas trocar saberes.

Serviço:
Sarau A Arte Liberta convida: Tamikuã Txihi
12 de janeiro – 15h
Biblioteca Pública Erico Verissimo
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Esta ação faz parte do projeto TAIPA: raiz antena contemplado na 20a edição do
Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo –
VAI

Previous post Novas acusações surgem contra o sócio da Refratários Paulista da cidade de MOGI GUAÇU
Next post Beleza em Destaque: Os Segredos do Esteticista das Rainhas para o Corpo Perfeito no Carnaval