A proposta do Orçamento Federal de 2025, enviada ao Congresso na última sexta-feira (30), prevê a contratação de 57.814 novos servidores para o setor público no próximo ano. Essa decisão representa uma significativa expansão nas oportunidades de emprego no serviço público e abrange diversos poderes e categorias.
Do total de vagas autorizadas, 53.599 são destinadas ao Poder Executivo. Dentre estas, 46.882 serão alocadas para o banco de professores das universidades e institutos técnicos federais, reforçando o compromisso com a educação superior e técnica no Brasil. As 6.717 vagas restantes no Executivo serão distribuídas entre outras categorias, incluindo militares efetivos.
Os outros Poderes também serão contemplados com novas contratações. O Judiciário receberá 3.524 novos servidores, o Legislativo Federal contará com 416 novas posições, e o Ministério Público Federal e o Conselho Nacional do Ministério Público terão 232 novas vagas. Além disso, a Defensoria Pública da União, considerada um Poder à parte nas rubricas orçamentárias, terá 43 novas vagas.
Para suportar a realização desses novos concursos, o Orçamento de 2025 reserva R$ 2 bilhões. Contudo, o secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento, Clayton Luiz Montes, esclareceu que, apesar das autorizações, ainda não foram definidos os concursos específicos nem os cargos que serão ofertados no próximo ano.
Essa expansão no setor público pode gerar um aumento significativo nas oportunidades de emprego e na competitividade para concursos públicos, oferecendo uma chance valiosa para concurseiros em todo o Brasil. Acompanhe as atualizações sobre os concursos e aproveite a oportunidade para se preparar para as futuras seleções.