Mostra audiovisual mergulha no universo de Paulo Leminski

 Uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do artista paranaense Paulo Leminski. Entre os dias 23 de março e 19 de maio, a programação da exposição Múltiplo Leminski – em cartaz no Museu Histórico de Londrina até 30 de junho – vai contar com uma mostra audiovisual gratuita de vídeos relacionados ao universo do poeta. Por meio de longas-metragens, curtas e documentários, será possível compreender mais sobre as diversas faces de Leminski: escritor, poeta, músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário. As exibições acontecem nos dias 23 e 24 de março, além de 18 e 19 de maio, a partir das 16h, no Museu Histórico de Londrina. A exposição Múltiplo Leminski é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina, Prefeitura de Londrina e Universidade Estadual de Londrina.

Programação – Mostra audiovisual 

Dias 23/03 e 18/05 (sábado) 

 

Paulo Leminski_foto de Carlos Macaxeira

O Poeta (2001)

Curta-metragem de Paulo Munhoz que mistura técnicas de animação 2D, 3D e rotoscopia sobre imagens captadas digitalmente. O ponto de partida é o poeta que deseja escrever uma carta sobre sua cidade.

 

Belowars (2008)

Longa-metragem com roteiro baseado no livro infantojuvenil “Guerra dentro da gente”, de Paulo Leminski. Com direção de Paulo Munhoz e animação assinada por Walkir.

Polaco Loco Paca (1987)

Curta-metragem histórico de João Knijinik que cobre a passagem dos Leminski pela cidade de Porto Alegre na década de 80.

Ervilha da Fantasia – Uma Ópera Paulo Leminskiana (1985)

Bem-humorado documentário estruturado a partir de uma antológica entrevista que Leminski concedeu a Werner Schumann, em que discorre sobre o processo de criação, especialmente a poesia. Com Sylvio Back, Geraldo Magela e Paulo Friebe.

 Dias 24/03 e 19/05 (domingo)

 Fazia Poesia – Poemas de Paulo Leminski (2004)

Leitura de poemas intercaladas com apresentações musicais de parcerias de Paulo Leminski e Mário Gallera. Com Alice Ruiz, Aurea Leminski, Estrela Ruiz Leminski, Paulo Vitola e Mário Gallera. Produção de Carlos Deiró e Mário Gallera.

Ex Isto (2010)

Um filme de Cao Guimarães livremente inspirado na obra “Catatau”, de Paulo Leminski. O poeta imaginou uma hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”. Interpretado por João Miguel, o personagem envereda pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

Mostra audiovisual – Múltiplo Leminski

Datas das sessões:

23/03 e 24/03

18/05 e 19/05

Sábados e domingos, a partir das 16h

Local: Museu Histórico de Londrina – Rua Benjamin Constant, 900 – Centro

Previous post O premiado espetáculo ‘Tebas Land’ volta ao cartaz no Teatro PetroRio das Artes
Next post Hanna recebe título de Embaixadora do Rio nesta terça, dia 25