Minha Pequena Gota de Chuva: quando a literatura devolve um nome a quem o mundo quase apagou

Antes que uma criança compreenda o tamanho do mundo, ela já aprendeu o peso da falta, a instabilidade dos afetos e a necessidade de encontrar algum abrigo dentro de si. É desse território humano, incômodo e profundamente sensível que nasce Minha Pequena Gota de Chuva.

No centro da narrativa está Sérgio, o Pingo. Um menino cuja história carrega pobreza e abandono, mas que não se resume às circunstâncias que o cercam. E talvez esteja justamente aí uma das escolhas mais importantes da obra: permitir que o personagem exista para além daquilo que lhe aconteceu.

Pingo sente. Observa. Guarda. Procura compreender um mundo que nem sempre teve delicadeza suficiente para compreendê-lo.

Ao redor dele está também a história de Sandra Lima, sua mãe, uma mulher atravessada pela violência, pela institucionalização e por sucessivos processos de apagamento. Sua presença amplia a dimensão social do romance porque nos obriga a olhar para aquilo que frequentemente preferimos transformar apenas em estatística: mulheres feridas, maternidades atravessadas pela vulnerabilidade e crianças que crescem tentando organizar os destroços deixados pelos adultos.

Mas Minha Pequena Gota de Chuva não constrói seus personagens para provocar piedade.

A imagem da gota de chuva atravessa a narrativa com uma delicadeza que contrasta com a dureza das experiências vividas. Pequena, aparentemente frágil, uma gota parece quase nada. Ainda assim, insiste em cair. Encontra frestas. Toca a terra. Deixa marcas.

A obra alcança força justamente quando desloca nosso olhar da tragédia para a pessoa. Por trás do menino abandonado existe uma criança desejando pertencimento. Por trás da mulher violentada existe uma história que não deveria ser definida apenas pelas violências sofridas. E por trás das ausências existem consequências que continuam vivendo muito depois do acontecimento.

É uma narrativa que encontra no íntimo uma questão coletiva: quantas pessoas aprendemos a enxergar somente pela falta que carregam?

Literatura também serve para devolver rosto, memória e voz àquilo que a pressa cotidiana tornou invisível.

Minha Pequena Gota de Chuva faz esse movimento. E, quando terminamos de acompanhar Pingo, alguma coisa permanece conosco: a percepção de que certas vidas podem parecer pequenas diante da imensidão do mundo, mas nenhuma história humana deveria passar por ele sem deixar vestígios.

Por Cibele Laurentino

Adquira a obra em:

Previous post Juntos na Vida e na Arte
Next post Tango feroz
GAZETA SÃO PAULO