Entre Muros e Sussurros: contos que revelam silêncios, dores e resistências

Com olhar sensível e escrita lírica, Lindjane Pereira estreia na literatura com o livro Entre Muros e Sussurros, uma coletânea de 12 contos que retratam o cotidiano em tempos de crise, quase sempre sob a ótica feminina. Em tom melancólico e intimista, a autora conduz o leitor por tramas psicológicas profundas, que abordam temas como sobrecarga emocional, depressão, luto, resiliência, identidade, amor, sororidade e relações em colapso.

A pandemia de Covid-19 aparece como pano de fundo e catalisador das emoções vividas por personagens atravessadas por dores íntimas e coletivas. Logo no conto de abertura, Asfixia, conhecemos Dora, uma mulher que, sufocada pela rotina com a família em um pequeno apartamento, expressa seu esgotamento com a súplica: “Preciso ser esquecida.” A narrativa em primeira pessoa escancara uma existência aprisionada, em busca de alívio e reconexão consigo mesma.

Os contos também trazem denúncias sociais e dão voz a personagens silenciados, como em Mãos de Fadas, que aborda desigualdades e invisibilidades. Já o luto e a tentativa de recomeçar marcam presença nas histórias Despedida, um diálogo pungente de uma viúva com seu amado Violeiro, e Uma folha ao vento, que narra a relação marcada por traumas e afetos entre Beatriz e Rafael.

Mais do que retratar o isolamento físico, Entre Muros e Sussurros mergulha nas paredes internas de cada personagem, expondo suas fragilidades, desejos e silêncios. Com delicadeza e contundência, o livro nos convida a refletir sobre a complexidade da experiência humana e a força contida nos pequenos gestos de sobrevivência emocional.

Sobre a autora:

Lindjane Pereira é formada em Jornalismo pela UFPB, onde também concluiu a licenciatura, o mestrado e o doutorado em Letras. Professora da Educação Básica, estreia na literatura com esta obra que transita entre a denúncia e a poesia, entre o grito contido e o sussurro transformador.

Adquira na pré-venda pelo site @m.inimalismos

Acompanhe a autora no Instagram: @lindjanepereira.letras

Previous post Fernando Collor: Da Presidência à Prisão – Uma Trajetória Marcada pela Corrupção