Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada entre os dias 21 e 28 de agosto

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece anualmente durante os dias 21 e 28 de agosto, já é realizada desde 1964, mas em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 que torna essa data oficial. O objetivo dessa semana é debater e refletir, junto à sociedade, sobre o direito de igualdade para que a inclusão aconteça de fato e combater o preconceito e a discriminação.

A cada ano um assunto é escolhido para ser trabalhado e este ano o tema é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, visando mostrar a importância da participação da família no cumprimento e criação de políticas públicas que atendem as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Durante a semana são realizadas diversas ações em todo o país para que a sociedade entenda a importância de promover a melhora na qualidade de vida das milhares de pessoas que possuem alguma deficiência e suas famílias.

“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é um símbolo de mobilização. Um espaço que marca a luta das pessoas com deficiência intelectual na busca por garantia de direitos”, destaca Vanderson Pedruzi Gaburo, presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo.

O que é deficiência intelectual e múltipla?

 

A deficiência intelectual não é uma doença, e sim uma limitação nas habilidades mentais gerais, e pode ser percebida quando há dificuldade em situações consideradas comuns, como a comunicação, interação social, leitura, escrita, memória, dentre outras.

A pessoa que possui esse tipo de deficiência deve ter um acompanhamento multidisciplinar em diversas áreas, sobretudo saúde, educação e assistência social, para que seja ofertado um tratamento de acordo com a necessidade de cada um, e que deve contar com diversos profissionais, como terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros especialistas que conforme for necessário.

A deficiência múltipla é quando há duas deficiências ou mais simultaneamente, sejam elas intelectuais, físicas ou ambas combinadas.

 

Previous post Ator, que vive um galã em “Bom Sucesso”, fala de sua carreira na TV
Next post FEIRA DE ARTES DA VILA MADALENA COMEMORA 42 ANOS