A escritora de Feira de Santana Cláudia Gomes foi premiada com o 2º lugar na 3ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), um dos eventos mais prestigiados do país. O reconhecimento veio com o romance O Pequeno Príncipe Sertanejo, que será lançado oficialmente durante a abertura do festival, no dia 26 de abril, e também terá lançamento em breve na Bahia.
Em 2024, Cláudia já havia se destacado no mesmo festival, chegando à final com o livro infantil Joaninha, cadê suas bolinhas?, embora não tenha ficado entre os três premiados. Agora, retorna à cena com ainda mais força, emocionando leitores e fortalecendo a presença da literatura nordestina no cenário nacional.
Inspirado livremente na obra clássica de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe Sertanejo apresenta uma narrativa poética que valoriza a cultura e os costumes nordestinos, trazendo à tona temas como afeto, memória e resistência através da delicadeza.
O Flipoços 2025 celebra 20 anos com o tema “Biografias: Celebrando a Vida Através do Tempo”, reunindo autores, leitores e editoras em uma grande festa da literatura. Cláudia estará presente na cerimônia de abertura ao lado dos outros dois premiados.
“Esse prêmio é uma travessia. Uma ponte entre o sertão e o mundo, entre o menino sonhador que habita meu livro e todos aqueles que ainda acreditam na delicadeza como forma de resistência. É também a celebração da cultura e dos costumes nordestinos, que ganham nova voz e sentido nesse diálogo afetuoso com a obra O Pequeno Príncipe Sertanejo,” afirmou a autora.
Com O Pequeno Príncipe Sertanejo, Cláudia Gomes reafirma sua voz singular no cenário literário brasileiro. A premiação emociona seus leitores, valoriza autores independentes e destaca sua importância na formação de novos leitores literários. A autora que já tem muitas obras publicadas em sua carreira, reforça a ideia da importância da formação do leitor ainda jovem. Assim, teremos uma população mais empoderada e engajada, principalmente, emocionalmente. Parabéns, autora por mais uma conquista! A Bahia estará bem representada no FLIPOÇOS.